Robótica e Maker
Atualmente, a Robótica configura-se como mais uma importante ferramenta pedagógica a ser usada nas escolas com o objetivo de desenvolver as competências e habilidades que estão presentes na Base Nacional Comum Curricular – BNCC: raciocínio lógico-matemático, raciocínio espacial, capacidade de concentração, cooperação, trabalho coletivo, entre outras.
O programa do Instituto Experimentes foi desenvolvido a partir das premissas de aprendizagem baseada em projetos (ABP) e metodologias ativas, fazendo com que os alunos possam compreender o que estão fazendo, qual a finalidade e ainda o contexto da aplicação. Tal proposta visa possibilitar o engajamento necessário à compreensão e construção de sentidos.
As atividades durante as aulas de Robótica seguem a proposta Maker, em que todos precisam “colocar a mão na massa” para manusear e construir o que está sendo proposto em sala de aula.
O programa pedagógico de Robótica, aliada à proposta Maker, trabalha conceitos e conteúdos fundamentais para a sua compreensão e alcance dos objetivos. Portanto, o que significa ter aulas de Robótica na escola? Significa fazer um robô nas aulas iniciais ou em todas as aulas? Não, não é isso! Significa viver a Robótica como um processo. Trata-se da aprendizagem da interessante trilha de conhecimentos que passará por noções de mecânica e eletrônica, construções 2D e 3D, deslocamentos espaciais, algoritmos, etc.
Que possamos, então, juntos fabricar projetos robóticos, criar jogos, experimentar novas hipóteses, inventar algoritmos, decifrar códigos,… enfim, que esse espaço represente um lugar de aprendizagem criativa, a fim de possibilitar competências essenciais para o desafio de desvendar os enigmas da vida.